quinta-feira, maio 18, 2006

Viver na Finlândia também é assim...

Este post vai ser longo mas é para explicar o "acidente" que me aconteceu aqui na segunda-feira.
Entao é assim:
Segunda-feira quando saí do ginásio, como não me apetecia fazer jantar, fui ao centro comer qualquer coisa. Quando saí do restaurante e comecei a dirigir-me a minha bike dois rapazes, completamente bebados, começaram a falar comigo. Eu continuei a andar e disse-lhes que não falava nem percebia finlandes. Eles começaram a andar comigo e continuaram a falar em finlandes. Eu voltei a dizer "I am really sorry but I don't speak or understand finnish. I have to go now" e comecei a atravessar a rua na passadeira. De seguida dou por mim a ser agarrado com um braço à volta do pescoço no meio da rua. Tentei libertar-me do braço, preocupado porque estava no meio da rua e podiamos ser atropelados, e quando me vou a conseguir libertar e a levantar a cara só vejo dois punhos a virem em direção à minha cara.

Isto é, enquanto estava a ser agarrado por um dos rapazes, o outro rapaz foi lá ter e deu-me o murros na cara, acertando-me no nariz e na boca. De seguida, só me apercebi de estar a sangrar bastante e de ter duas raparigas ao meu lado a tentarem ajudar-me com os sacos das comprar e com o sangue que me saia no nariz e da boca. Chamaram-me um taxi e uma das raparigas foi comigo ao hospital e ficou lá comigo até à minha chefe ter ido ter comigo. No hospital, o atendimento não foi dos melhores, mas lá me atenderam, quase 3 horas depois de eu ter chegado, e de eu próprio ter estancado a hemorregia nasal enquanto esperava por ser atendido. Fiz um raio X que indicou que tenho o nariz partido e fizeram-me um curativo ao nariz para estancar o sangue que continuava a sair do nariz. Além disso tenho dois dentes da frente partidos. Uma sequinha porque agora não posso usar oculos de sol para não fazer peso no nariz e sair à noite também não porque com os dentes partidos pareço um chunga chuinf chuinf.
Mas agora tou super fixe. Depois de nestes dois dias ter andado de médico em médico já não estou a sangrar do nariz, e já não tenho a cara muito inchada. E ainda acho que esta cidade é muito fixe e boa para se viver. Isso viu-se pela rapariga que viu tudo e foi comigo para o hospital. Até me deu o número de telefone dela para ser testemunha ocular na Polícia. A minha chefe foi como se fosse da família para mim. Alias, ela disse-me isso mesmo, que agora fora de Portugal eu deveria considerar a famila dela como minha. Disse-me isto estava eu a sangrar no hospital, ainda à espera de ser atendido. Resultado: fiquei assim muito tocado e desatei a chorar. Muito mau chorar à frente da chefe LOL Ofereci-lhe um vaso com flores para lhe agradecer o que ela fez estes dias por mim :-)
Agora tá tudo fixe. Só quero reconstruir os dentes e pronto. E o seguro paga :-) sim, porque estes dias em consultas médicas já foi um balúrdio. E voltar ao hospital nunca mais. É pior aqui o tempo de espera que em Portugal.
Para mim o programa contacto está a reveler-se uma experiência em tudo. Assim também fiquei a saber como funcionam os hospitais aqui. Afinal, também é bom saber como são os sistemas hospitalares noutros paises. É uma experiência internacional eh eh eh

19 Comments:

Blogger nesca said...

as melhoras!!q grande cena e eu a pensar que a finlandia era um pais calminho e super eficiente!

11:41  
Blogger Raul said...

epa, as melhoras Tiago... de facto nessas situacoes nao ha grande coisa a fazer... mas o nariz ha-de ir ao sitio e quanto aos dentes, meu caro, mentaliza-te para a desvitalizacao! falo com conhecimento de causa porque duas semanas antes de vir para o uk envolvi-me numa sarrabulhada e tb fiquei com dois dentes partidos... la mos arranjaram mas a desvitalizacao de um deles foi inevitavel... olha, vais ter que (re)aprender a comer macas por exemplo ;)

abraco e cuida-te por ai man!

quanto ao comentario acima: pois e "nesca" e para tu veres que a ideia que nos portugueses temos dos paises civilizados o serem efectivamente nao corresponde a realidade... o uk tambem e assim!

13:05  
Blogger luisa said...

recorre ao esquadrão moçambicano! fez um bom trabalho aqui em são paulo!

15:35  
Blogger - ATG - said...

Não consigo esconder o estado de perplexidade em que fiquei ao ler o teu post. É que criamos aquelas imagens de país calmo e civilizado, mas afinal essas coisas podem acontecer em qualquer lado.
Força aí Tiago! Arranja um médico que diga que precisas de descansar num sítio quente, e vem para Madrid passar férias. O seguro paga, hehe.

Abraço e melhoras!

16:39  
Blogger Nelson said...

Um abraco de solidariedade, Tiago!
Qualquer coisa que precises, manda toque.
Como sugestao, podes pedir para que o seguro te pague uns dentinhos de ouro!! Aqui pelos states usa-se muito!! :D Mas nao e' la muito fashion...

18:07  
Blogger Monica said...

Bem, admiro a tua forma de encarar a situaçao, mas que outra se pode ter?
É incrível que num país, sistematicamente considerado como o país mais competitivo do mundo pela OCDE, tenha um problema tao grave com o alcolismo como a Finlandia. Nao é à toa que as bebidas alcoolicas sejam vendidas exclusivamente em lojas estatais, e cuja venda seja altamente controlada.
Claro que dois bebados a espancar um estrangeiro pode ocorrer em qualquer lado, basta que exista dois anormais, mas é um indício de um problema quase desconhecido pela generalidade dos europeus.
Desejo-te rápidas melhoras e que nao te deixes afectar por este episódio inqualificável.

19:17  
Blogger ÁguaDiCoco said...

eu admiro a tua boa-disposição, apesar da pouca piada do assunto, mas tb cada vez mais esta rede que parece uma família! o ppl resmunga, o ppl protesta, o ppl refila e sacode mas tamos todos solidários e no mesmo barco!..infelizmente também já testei o sistema hospitalar brasileiro embora por motivos mt menos graves que o teu Tiago e não gostei mt da experiencia...digamos q aqui é tudo ao "Deus de Ará"!! As melhoras rápidas para ti e se quiseres umas férias ainda mais quentes que em Madrid, vem para o Ceará! :)

19:45  
Blogger nuno said...

conclusao,

nunca atravesses na passadeira na finlandia. sinceramente. cambada de bebados. olha, se precisares, conheço ali um sitio em que se arranjam umas .44 baratuchas. nao serao como as do esquadrao de moçambique, mas para curar a bubadeira a finlandeses deve chegar!

força ai, campeao!

22:41  
Blogger João…zinho!! said...

Força!! Como ves, tens o apoio de todos... E faço minhas as palavras do Nuno: a gente manda "alguma coisinha" para a Finlandia... Um abraço.

23:43  
Blogger BP7 said...

Gostei da tua atitude!!! assim é que é... Bola prá frente que atrás vem gente... Fica bem e as melhoras miudo...

Ps- Tenho um remedio santo para bebedeiras, sejam elas de que nacionalidade forem, chama-se:
taco de baseball, se precisares é so dizer...

06:29  
Blogger Tiago Carneiro said...

Pepole obrigado pelo apoio :-)Se o esquadão de moçambique quiser estão contratados. Venham cá desordenar este país que bem precisa de um safanão.

Houdini aqui conhecer garinas é fácil. O normal é elas atirarem-se aos rapazes e não o contrario. Tarefa facilitada portanto! Só é pena serem todas tão feinhas coitadas. Sim, porque as finlandesas não são nórdicas no sentido de Loiras e esbeltas não!!!!

Mas mais uma vez Gracias pelo apoio. Claro que sabe bem ver palavras de animo mesmo que esteja assim a tentar levar isto na boa. Ajuda a levar as coisas na desportiva :-)

09:56  
Blogger Susana said...

força rapaz!

12:59  
Blogger Joana Carneiro said...

MANO \0/ MANO \0/

14:26  
Blogger Einherjar said...

E isso mesmo... parte positiva! Agora aproveita e arranja tudo o que precisares na tua mandibula. E e o que a Monica disse, ha anormais em TODO o lado. Tacos de baseball sao porreiros... mas... sendo nos portugueses... deviamos era enviar-te um stick de hoquei. Isso sim! Abraco!

15:04  
Blogger Hugo said...

Não será falta de noite?

abraço e muita sauna

17:25  
Blogger Ana Luísa (analuisa_lulu@hotmail.com) said...

Meu deus!!!Acho q tiveste muito azar.....as melhoras e pensa q daqui a uns anos já te ris da má experiencia, e contas aos teus filhos;)

16:29  
Blogger Dani, said...

Grande Tiago. Olha que nao conheco muitos que conseguem encarar uma cena dessas da mesma forma que tu! E quando digo isto, falo tambem contra mim...

Essa vai ser das historias que toda a gente conta depois do contacto, de certeza!

Um abraco e forca!

ATENCAO - onde esta escrito forca deve ler-se forssa... eu e' que nao tenho acentos nem cedilhas!
...nao e' que eles nao merecessem perder tambem uns dentes, mas forca era abusar um bocadinho!

13:11  
Blogger Diana said...

Tiago,

As melhoras rápidas e não te preocupes que o sorriso volta a ser o de antes num instantinho!!

Agora é que me lixaste...andava eu para aqui sosinha a altas horas, por ruas pouco iluminadas, no meio dos bebados (todos muito simpáticos, até agora) e a dizer a toda a gente que nunca me senti tão segura...Upsss. É que equiparo (-ava) o teu país ao meu (Dinamarca) porque até essa coisa das raparigas se fazerem aos rapazes é verdade (mas aqui elas são bonitas)!

Outra coisa que também me espanta é o sistema de saúde, ainda não recorri a ele aqui (e espero não vir a recorrer), mas não se fala de atrasos, nem nos autocarros o que foi um problema para mim no início, habituada aos horários "tugas".

Bom, espero MESMO que este episódio seja um caso isolado e que em breve já possas voltar ás tuas saídas... e aqui fica o convite para visitares (até num fim-de-semana) o país de sonho de qualquer rapaz, mesmo ao pé de ti***

20:37  
Blogger roro said...

nos temos a mania de achar que os europeus sao diferente de nos. vale muito da cultura, ai meus dentes.

21:43  

Enviar um comentário

<< Home