quinta-feira, fevereiro 23, 2006

sismo em maputo

Ontem ao fim do dia, estávamos em casa a descansar, acabados de chegar do trabalho e decidimos descer ao nautilus (pastelaria mesmo à porta) para lanchar. Claro que não fomos ao nautilus, mas sim ao piri piri e o pequeno lanche transformou-se em cervejas e camarão! A maggie (amiga nossa, tb tuga) juntou-se a nós, fomos bebendo, jantamos, bebemos mais e só voltamos a casa à meia noite (que é tardíssimo pois aqui os dias começam às 6) já um bocado tortos.
Mais dois dedos de conversa e fomos para a cama. Mesmo no momento de relax, deito-me, expiro o ar dos pulmões e sinto o corpo a afundar-se pelo colchão. Depois começo a sentir tudo a oscilar suavemente e penso “bebi demais…” confesso que fiquei uns segundos baralhado quando começo a ouvir a cama a fazer barulho… que raio… só com o estrondo de algo que caiu na cozinha é que pulei da cama e corri para o corredor. Tudo abanava com uma amplitude indescritível. O nosso 12º andar com vista para o mar oscilava cerca de 1 metro. Um estranho ruído de fundo era omnipresente. Encontrámo-nos todos no corredor e decidimos sair dali. Depois de 1 hora para abrir a porta (ferros, trancas, e várias fechaduras) chegamos às escadas e o sismo passa. Uouuuuu… todos meio a tremer lá respiramos fundo e decidimos sair do prédio. Voltamos a casa para buscar passaportes, calçado, etc. e voltamos para as escadas. O êxodo é grande. Montes de gente desce com medo que o edifício tenha danos e desmorone (é um edifício com 20 andares e cerca de 40 anos de maus tratos…). Ainda tenho humor para brincar com um nórdico que fugia de mochila às costas “Don’t worry man! We are in a portuguese building. Portuguese are great engineers!” O gajo não achou muita piada e continuou.
Apesar do granel, decidimos que o pior já tinha passado e regressamos para casa. Na rua havia alguma confusão… montes de trânsito repentino, carros a acelerar forte e feio pelas avenidas, gente enrolada em capolanas (tecido grande com varias utilizações), etc.
Lá conseguimos dormir mais ou menos descansados (apenas porque estávamos esgotados do dia). De manhã não se fala de outra coisa. 7.5 na escala de richter!

AHHH GRANDES ENGENHEIROS PORTUGUESES!!! OBRIGADO!!! SALVARAM MUITAS VIDAS HOJE!!!

De facto, uma cidade bem planeada e edifícios bem construídos fazem diferença. Tem havido pelo mundo sismos de menor intensidade com resultados bem mais trágicos.

13 Comments:

Blogger Virginia said...

Oias Renato!
Espero que esteja td bem cnvc! Vi hj nas noticias o sismo e parece mmo q a coisa foi feia mas fico contente por tar td bem cvc e até teres mantido a boa disposiçao! E Viva os engenheiros portugueses!
Beijinhos para quem esteja aí e divirtam-se!

09:39  
Blogger Capuccino said...

Ganda maluko!!! Se n fossem as bjekas tinhas entrado em pânico e nem te saia a piada ao nórdico (bem metida, por sinal)!
Fico contente por estarem bem...

1Abraço

12:07  
Blogger Dani, said...

Bem, pelos vistos safaram-se de levar com um predio na tola!
Ja mandas ai no pessoal todo ou que?
O camarao eh bom?
O clima, como e (alem dos sismos...)?

13:02  
Blogger ÁguaDiCoco said...

oi coleguinhas!..o que eu perdi em n ter ido para aí.... brincadeirinha :P
ainda bem que isso n passou de um susto, mas q susto hein? já tao todos instalados?? contem tudo como é a vida por aí!..mulato ta a criar ja um blog! bjo grande para os meus 4 ex-maridos :)
PS: é verdade está um novo 5º elemento ai, n é? kem kem?

13:18  
Blogger Filipa Soares said...

Foi bom saber q vcs estão bem! Espero q as vossas próximas aventuras sejam menos "agitadas"! ;)

14:15  
Blogger nuno said...

sempre soube que vocês iam para aí abanar isso tudo! força, campeões! e abraços para todos!

14:26  
Blogger Osvaldo said...

Olá malta, queria dizer que estou com eles em espírito por agora e fisicamente no sábado à espera das réplicas. Folgo em saber que está tudo no sítio e que a guarda avançada, avançada (pois foram primeiro) Renato, Rodrigo e Rui os três R's com carinho, se estão a dar muito bem e me esperam a mim e ao Miguel de braços abertos.

Cumprimentos

14:28  
Blogger GONDA said...

ai como conheço esse ambiente de piri piri, nautilus, mambos, coconuts, luso e muitos outros sitios xunguilas! bem melhor que este frio e chuva da bretanha, que fazem das pessoas objectos cinzentos!ainda bem q correu tudo bem, e esse edificio é o 33 andares?pq s sim, està bem construido sim senhora!
Khanimanbo pelas recordaçoes
Gonçalo crespo

14:32  
Blogger SanFranciscoGirl said...

Bem, grande aventura coleguinhas!! tiveram uma sorte fenomenal! You had a near life experience lol!! Beijocas para todos e continuem com esse espírito!!!

15:53  
Blogger Raquel Vitório said...

AI, AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAI!!! K medo!!!

Bjs a todos, no pasa nada!

19:29  
Blogger Pedro Lopes said...

Grande estoria pra contar aos netos...felizmente acabou bem! Grande abraço para todos. Força!

20:01  
Blogger Divã d'Insónia said...

Ufa! Que grande susto! A grande aventura começou. Desejo que estejam todos bem. Bjks, Vanessa

20:11  
Blogger Monica said...

Era tao grande a bebedeira que sonharam com um sismo...
Que vergonha...

13:17  

Enviar um comentário

<< Home