sexta-feira, maio 12, 2006

O que realmente interessa!

Vivam.

Tenho observado atentamente as postas (não gosto da palavra "post", acho que fica mais carinhoso assim) deste blogue (desta palavra já gosto) e acho tudo muito lindo. Ele são as rivalidades Norte-Centro-Sul, as imagens e histórias de países tão diferentes e distantes, e por fim, a cereja em cima do bolo, o Icep e suas delegações. Sois todos lindos e fofos!

Terei todo o gosto em partilhar a minha opinião sobre esses temas, preferencialmente com alguém que esteja muito deprimido e pondere o suicídio porque é da maneira que percebe que ainda há esperança para si.

Mas o que me oferece escrever aqui e agora, por ser tão fundamental é, nada mais nada menos, e como muitos já perceberam, o nome do actual Papa. Exactamente. Meus amigos, basta de escamotear a verdade. Há que discutir os temas importantes. Refiro-me ao Papa mas aquele que é o Bispo e Patriarca de Roma, supremo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana e também chefe do Estado do Vaticano (entre outras coisas mais). Não estou a falar do Presidente de um Clube de Futebol do Norte, carago.

Ora, tenho visto recorrentemente o nome de Bento XVI (dezasseis). Mas então, o anterior Papa não se chamava João Paulo II (segundo)? Não se chamava João Paulo dois, era segundo. O que implica que antes dele existiu, em tempos, o João Paulo I (primeiro e não um). Então o nome deste Papa não será Bento XVI (décimo sexto)?

Mas a história não acaba aqui porque eis que que entra em cena o tão falado "Sistema". Não tenho dúvidas quem traduziu o nome do Sr. em questão para português é sem dúvida adepto do Sport Lisboa e Benfica, porque Bento foi um guarda-redes nos loucos anos 70 e 80, desse mesmo clube e da selecção nacional. Note-se que em português existe o nome Benedito. Despeço-me com o nome do Papa em vários idiomas:

Italiano - Benedetto XVI (Benedetto Decimo Sesto);
Inglês - Benedict XVI (Benedict the Sixteenth);
Espanhol - Benedicto XVI (pá, este perguntem ao pessoal que está em Madrid como se escreve).

Palmadinhas intempestivas.


P.S. - Para evitar censuras não vou voltar a referir que "enfiar penas no cú não faz de ti uma galinha", por isso cá vai uma frase mais suave:

"Enfiar penas no cú não faz de ti um pavão africano"

20 Comments:

Blogger nesca said...

vê o exemplo dos reis de Portugal...não foram seguidos... tiveste D.Afonso Henriques seguido-se D.Sancho, dps D.Afonso II e a seguir D.Sancho II. Não tens q necessariamente teres um Papa João Paulo III a seguir ao Papa JPII...

16:12  
Blogger Nelson said...

Por acaso sempre me interroguei porque e' Bento e nao Benedito!!

Benedito = melhor GR de futsal portugues = SPORTING!!!!

La esta... quem traduziu era mesmo do slbenfeita!!!

:)

16:29  
Blogger João…zinho!! said...

Correctamente, creio que ate deveria ser decimo sexto... Mas e' longo, enrola a lingua, e a malta nao esta ca para essas coisas... Vai 16 e pronto!! E como e' mesmo para o Rat Singer... :)
Um abraco para a malta do Pais Ying/Yang!!

17:34  
Blogger BP7 said...

Penso que a critica do ze referia-se a diferenca entre o termo cardinal e o ordinal. Passo a explicar:

O cardinal indica o número ou quantidade dos elementos constituintes de um conjunto. É interessante destacar que se diferencia do ordinal, porque o ordinal introduz ordem e dá idéia de hierarquia: Primeiro, segundo, terceiro, etc. O cardinal, por sua vez, nomeia o número de elementos constituintes e esse é o nome do conjunto correspondente.

Ou seja este papa nao e mais do que um peao no vaticano!!!

Quanto ao nome parece ter a ver com uma estupida traducao feita ha muitos anos (***lhoes deles) e que depois se manteve para nao confundir os fieis Portugueses...

Mas concordo devia ser Benedito...

18:06  
Blogger Raquel Vitório said...

Bem, n posso deixar de contar esta pekena hist. Em finais de Agosto estava eu no aeroporto de Frankfurt qdo me deparo c uma delegação de jovens chilenos que tinham ido à peregrinação, ou coisa k o valha (n percebo mto destes assuntos) a Colónia. Vejo um miúdo c uma t-shirt mto engraçada k na parte das costas dizia Bento - 16 como se fosse um jogador de futebol. Achei imensa graça e kual n é o meu espanto qdo o rapazinho se vira e vejo k à fte tinha o emblema das 'quinas'.

Pois é, o Tuga além de ser inventor tem sp k pôr futebol à mistura, e ainda tenta evangelizar...

É Bento e acabou!!! E leva o 16 nos costados!!!

18:35  
Blogger Jorge said...

vocês andam a fumar coisas levezinhas, andam...

18:50  
Blogger nuno said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

22:19  
Blogger nuno said...

bruno, tocaste num ponto interessantissimo. pq a utilizacao do cardinal e' extremamente importante aqui. o gajo foi eleito por 180 cardinais. e normal que os queria homenagear usando um cardinal no nome.

agora aprendam:
bento e benedito nao sao a mesma coisa.
"“Bento” é particípio irregular do verbo benzer, veio do latim de “benedictus,a,um”. Já “Bendito”, particípio passado de “benedicère”."
Em italiano sao sinonimos, mas em portugues existe uma pequena diferenca.

para alem do mais, Sao Bento era branco e Sao Benedito era negro. nao sei bem q influencia teve este facto na traducao para portugues, mas que e curioso e'.
some-se a isto o facto do Papa Paulo VI ter nomeado Sao Bento o Padroeiro, ou Pai conforme queiram, da Europa e Patrono do Ocidente e que Sao Benedito era um cozinheiro...

que querera isto dizer?

de qq maneira, o 15o era chamado em portugues de Bento, pq raio haviamos de mudar agora? so pq a RAI agora chega a Portugal? ya, ta' bem, exitem textos do Camilo em que ele se refere a era do Papa Benedito, mas e depois? quem e' esse tal de Camilo?

Louvados sejais por tornarem a minha meia hora de espera pela centrifugadora mais agradavel.

e ja agora, os comboios em lisboa param onde?

22:23  
Blogger Nelson said...

os comboios em Lisboa param no Oriente!!! hehe

22:34  
Blogger kellygirl said...

eu fico maravilhada com tanto conhecimento...

23:27  
Blogger nuno said...

em viseu os comboios param em nelas

00:58  
Blogger Einherjar said...

Ou sera que param nelas?

01:06  
Blogger kellygirl said...

viseu e uma cidade muito estranha ;)

01:45  
Blogger nuno said...

antes q alguem me bata, queria corrijir o meu lapso de há bocado. confundi os comboios... desculpaide-me. tudo o que é fora da lusitânia é a mesma coisa para mim... queria eu dizer "onde param os comboios no porto?".

seja.

03:22  
Blogger Osvaldo said...

Param na estação de São Bento.
Tens toda a razão Nuno, esta malta é que só está aqui para te deitar abaixo.
Viva Viseu e viva Nelas.
Canas a concelho, Canas a concelho, o povo vencerá.

08:31  
Blogger BP7 said...

pois so que os comboios no porto param mesmo em saum beunto, o que nao vai dar bem ao mesmo mas pronto...

10:46  
Blogger Nelson said...

e qual é aquele santo que está perto da Galiza, nas terras do Gerês, que dizem que cura as doenças?? Quem é??

S. .... da porta aberta!!!

ah poix é!!!

Na Lusitania passaremos a chamar o Santo Padre de Benedictum dexaxeizzz!!

19:30  
Blogger Tó Silva said...

A ordenação dos papas segue a mesma regra dos reis ou séculos. Assim, até ao décimo inclusive, utiliza-se o respectivo ordinal, a pertir do décimo, o cardinal. Exemplo: Bento II deve ler-se Bento Segundo, enquanto Bento XI deve ler-se Bento onze. Sendo assim, Bento XVI deve dizer-se Bento dezasseis.

Hasta,



1 Logoplastiano em Madrid

08:32  
Blogger Osvaldo said...

As coisas que voceme(cês)9 sabem.
Sinto-me mesmo um privilegiado em conhecer tanta malta culta.
Cumprimentos.

08:41  
Blogger Miguel Trindade said...

Eu acho que devíamos fazer uns scatchs tipo Gato Fedorento, com as conversas que aqui temos!!!
Outra coisa: Não é Saum Beunto!! É Sõum Bíênto, tripeiramente falándo!!
Abraços

13:59  

Enviar um comentário

<< Home